As dores e o tempo da mulher empreendedora - Como ser produtiva e lidar com o tempo que se tem

As dores e o tempo da mulher empreendedora - Como ser produtiva e lidar com o tempo que se tem

Acordar, desligar o despertador, fazer aquela skincare obrigatória, arrumar o cabelo, escolher o look do dia. Tomar café enquanto faz a leitura diária. Isso porque ainda não falamos de atividade física, arrumar a casa, cuidar dos filhos, além de responder e-mails, contatos do WhatApp, fazer ligações, fazer entregas dentro do prazo. Ufa! Cansou só de ler? Mas essa é a realidade de muitas mulheres.

A sociedade se desenvolveu e nós, mulheres, conquistamos o tão sonhado espaço profissional. Mas nos dias de hoje isso é sinônimo de excesso de atividades. Sim, nós temos que ser “Mulher Maravilha” todos os dias, para dar conta de todos os nossos afazeres. Conseguimos na maior parte do tempo, mas não todos os dias. E tudo bem.

Quando comecei a escrever esse texto, pensei na minha rotina, o quanto a minha realidade é a mesma de muitas e além, o quanto eu poderia ajudar com aquilo que eu coloco em prática, para organizar o meu dia e meus afazeres.

Eu li um livro chamado Gestão do Tempo para Mulheres Ocupadas, de José Rafael de Medeiros Filho e Carolina Prudente Medeiros. Nele, o casal dá inúmeras dicas e formas de listar as atividades e distribuí-las durante os dias da semana. Eu utilizava algumas ferramentas de organização, mas não dividia as tarefas de forma correta, como aprendi com esse livro.

Por isso, eu resolvi aproveitar esse espaço para ajudar a você, Mulher Maravilha do Século 21, a organizar o seu dia e, quiçá, o seu próximo ano.

Um dos passos que eu aprendi nesse livro é separar os afazeres em “Tarefas de Prevenção de Dor” e “Tarefas de Produção de Ganho”, ou seja, em atividades que evitarão algum problema no futuro e atividades que lhe conduzirão em direção ao progresso. A grosso modo, podemos dizer que você precisa de duas listas: aquela dos problemas para resolver, como por exemplo, consultar o contador, arrumar o carro, chamar o eletricista, trocar a roupa na loja, comprar o material escolar para as crianças. E aquela dos trabalhos a realizar, das suas entregas, dos prazos, dos contatos.

“Mas pra quê isso, se eu guardo tudo na minha cabeça?”

É justamente para você não confiar em sua mente porque ela é feita para criar, projetar e não para agendar. Quantas vezes você tinha algo para fazer, ficou decorando em sua cabeça, mas na hora, acabou esquecendo e isso gerou um grande problema?

Você precisa liberar o seu cérebro para pensar, ser produtiva. Ele precisa de espaço para funcionar. E sabe como percebe que o seu cérebro está lotado? Quando sua mente está inquieta, você pensa mil coisas ao mesmo tempo, desde o filme que deseja assistir até o e-mail que deve mandar no próximo dia.

Mas como sair deste “vício cerebral”? Anote tudo, simplesmente tudo. Seja em um papel ou em aplicativos – o que eu penso ser o ideal nos dias de hoje, já que não nos desgrudamos do celular.

Teve uma ideia, anote. Lembrou-se de um compromisso, anote. Passou em frente a uma loja e lembrou o que tem que comprar, anote. Enfim, anote tudo.

E então, agora chegou onde eu queria. Vou dar dicas de ferramentas para você baixar no seu celular (todos gratuitos) que pode ajudar com essas anotações e com seus compromissos. Vamos lá:

- Keep Google: é um bloco de anotações. Nele você pode fazer listas com marcadores, armazenar em pastas e ainda dividir a lista com outra pessoa. Por exemplo, fazer a lista de mercado e incluir o marido, desta forma, enquanto ele está no mercado, se você lembrar de alguma coisa, inclua na lista. É neste aplicativo que você pode fazer a sua lista de prevenção de dor e de produção de ganho.

- Google Agenda: uma agenda on-line, conectada ao seu e-mail gmail. Você inclui compromissos, tarefas diárias, semanais, mensais, além de alertas e atividades em grupo. Você também pode criar tipos de agenda, para compartilhar a mesma atividade com mais pessoas. Com a lista que fez no Keep, você distribui nos dias da semana e horários as suas tarefas. No final da semana, conseguirá enxergar tudo o que fez e o que ficou em aberto.

- Trello: é uma forma de gerenciar projetos. É ótimo para trabalho em equipe porque é uma ferramenta de colaboração que organiza seus projetos em quadros. De relance, ele já informa o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando, em que ponto está o projeto.

- Guia Bolso: onde consegue acompanhar o seu financeiro. O aplicativo permite que olhe o seu saldo atual, pois sincroniza com a conta bancária. Além disso, você insere quanto ganha mensalmente e o quanto será preciso para pagar todas as despesas. Tudo de forma automática.

Depois de tudo isso, você pode pensar: nossa, agora sim, minha vida ficará 100% organizada e eu conseguirei fazer tudo o que preciso, no tempo certo. Sim e não. Sabe por quê? Porque não somos máquinas, porque imprevistos acontecem, porque não temos o controle de tudo em nossas mãos, mas o principal: porque não somos a Mulher Maravilha!

Porém, para fechar esse texto com algo motivador eu diria: não se cobre tanto! Tudo bem você não conseguir fazer todas as coisas do dia, tudo bem ir dormir com a louça para lavar, tudo bem você passar um compromisso ou atividade para outro dia, porque você está cansada ou porque quer se dedicar a seus filhos, ou simplesmente porque não quer fazer nada. É importante também termos um tempo de ócio, você precisa respirar, se perceber, se observar e viver de forma mais leve!

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”. – Eclesiastes 3.1    


Tany Souza

Tany Souza  

Tany Souza é jornalista há mais de 20 anos, com vasta experiência no mercado de seguros com atuação como assessora de imprensa e atualmente como repórter da Revista Cobertura. Já esteve por quatro anos consecutivos entre as finalistas do prêmio Fenacor de Jornalismo, sendo a segunda colocada na categoria imprensa especializada, em 2017. Em 2019 ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar do 5º Prêmio Sincor-GO. Além disso, é fundadora e diretora responsável de conteúdo estratégico de comunicação, na Agência Filling.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores