O ensinamento das mulheres do Rio Grande do Sul - o papel da mulher em meio ao caos

O ensinamento das mulheres do Rio Grande do Sul - o papel da mulher em meio ao caos

Se observarmos algumas reportagens que mostram as mulheres sobreviventes das catástrofes naturais, há um fator em comum: elas são o arrimo da sobrevivência da família. Histórias de superação nos ensinam como a mulher tem um espírito de liderança, seja qual for a situação.  

O Rio Grande do Sul, estado conhecido por sua rica cultura e história de resiliência, tem enfrentado desafios significativos nos últimos tempos. Desastres naturais, crises econômicas e sociais têm testado a capacidade de resposta e adaptação de sua população. Nesse contexto, o papel das mulheres tem se destacado como essencial na manutenção da coesão social, na reconstrução das comunidades e no apoio às famílias.   

Muitas mulheres assumiram papéis de liderança em suas comunidades, durante os episódios de enchentes e tempestades que assolaram o Rio Grande do Sul. Contudo, a visão que desejo apresentar vai além disso.

A resiliência feminina chama a atenção. Tanto pela capacidade física como emocional. Milhares de casas foram destruídas e muitas famílias ficaram desabrigadas, sem saber se poderiam voltar para seus lares, que estavam arruinados e fadados a se tornarem sucata nas ruas.   

Entre tantas histórias, as que mais chamam atenção são as de mulheres com filhos especiais. Ouvi em uma reportagem que uma delas teve que ir além de sua força física, porque sabia que seu filho não teria mais ninguém para cuidar dele.

Outra mulher escolheu ficar no andar superior de seu sobrado, pois não tinha como atravessar as águas com seu filho especial, sem que ele se assustasse. Mas, alguém usou do lúdico e disse a ele que seria um passeio de barco. A imagem dele feliz e batendo palmas em cima do jet ski, é algo que nunca esquecerei. Salvar uma vida é algo que requer força, mas para salvar pessoas especiais é necessário ser criativo em meio ao caos.  

Nesse contexto, ficar em casa ou enfrentar as águas são escolhas que influenciam diretamente a vida de quem se ama. Depois disso, fazer da sobrevivência uma nova realidade para aqueles que são especiais, é de fato uma demonstração de garra, de amor, resiliência e capacidade de liderança.

Se o estado do Rio Grande do Sul depender da força dessas mulheres, com certeza será uma região que dará exemplo de renascimento. Mesmo diante do lamaçal e de tantas vidas perdidas, elas serão capazes de se levantar como a Fênix, ainda mais fortes que antes.

A força da mulher reside em sua própria essência!  


Tany Souza

Tany Souza  

Fundadora e editora do Portal Seguro Rural Brasil, é jornalista há mais de 20 anos, com vasta experiência no mercado de seguros. Em 2019 ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar do 5º Prêmio Sincor-GO, com reportagem sobre seguro rural. Já esteve por quatro anos consecutivos entre as finalistas do prêmio Fenacor de Jornalismo, sendo a segunda colocada na categoria imprensa especializada, em 2017.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores